GEOGRAFIA: País, nação e território


País
É um território definido por limites, com uma população e um governo próprio (que junto com outras instituições compõem o Estado). As pessoas que vivem em um país podem ter diferentes origens, mas estão submetidas ao poder do Estado, que tem autoridade sobre o território.


Estado
Assim sendo, a soberania territorial é exercida pelo Estado brasileiro. Perceba que esse termo, com “E” maiúsculo, difere-se do estado (com “e” minúsculo), que é apenas uma unidade federativa ou uma província do país. O Estado é, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população. Dentre essas instituições, podemos citar as escolas, os hospitais públicos, os departamentos de política, o governo e muitas outras.
Exemplo: nós vivemos na UF de SÃO PAULO - no estado de São Paulo - e obedecemos às leis e regimentos principalmente da República Federativa do Brasil (Estado brasileiro).







Território
Podemos compreender TERRITÓRIO como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder. Em alguns casos, o território possui fronteiras fixas e muito bem delimitadas (a exemplo do território brasileiro); em outros, seus limites não são muito claros (como o território delimitado por algum grupo terrorista ou por um consórcio de grandes empresas).
O Brasil possui um amplo território se comparado ao de outros países, possui cerca de 8.515.759 quilômetros quadrados e está dividido em 27 Unidades da Federação (UF): 26 estados e o Distrito Federal.
O espaço delimitado como território brasileiro é reconhecido internacionalmente. O Brasil é soberano sobre o seu território, exercendo sobre ele a sua vontade, ou seja, os interesses de seus habitantes.


Nação
Nação significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de união entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.
Nem sempre uma nação equivale a um Estado, ou a um país ou, até mesmo, a um território, havendo, dessa forma, muitas nações sem território e sem uma soberania territorial constituída.


Exemplos:
* Espanha é um Estado multinacional, ou seja, com um grande número de nações vivendo em seu território. Existem os espanhóis, mas também existem os catalães, bascos, navarros e alguns outros.
* Curdos, conhecidos por ser a maior de todas as nações sem um Estado correspondente, de forma que seu povo habita vários países situados ao longo do Oriente Médio, no continente asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto de Mistério - Gabriel I.

  O VILÃO MASCARADO             Um dia na cidade de Mogi das Cruzes surgiu um caso misterioso, uma doença que causava coceira até rasgar a...