CIÊNCIAS: Pirâmide Alimentar

Hambúrguer, batata frita, docinhos, bolachas recheadas, sorvete, refrigerantes e mais um monte de coisas gostosas. Será que nosso organismo realmente precisa de tudo isso? 

E será que nosso organismo foi feito para consumir tudo isso?

Observe a pirâmide abaixo e veja o que devemos realmente consumir diariamente para ter boa saúde.

E é importante saber que uma porção é um punho cerrado ou uma mão cheia.
Uma laranja, uma maçã, contam como uma porção. E cuidado com o suco de frutas: se colocar açúcar conta dobrado, porque as frutas já possuem um tipo de açúcar  conhecido como FRUTOSE.

Os alimentos presentes na pirâmide são divididos em quatro grupos.
Eles nos ajudam a entender melhor como funciona a escolha das porções na hora de montar o prato:

1. Energéticos: São os carboidratos, principais fontes de energia do corpo. Como estão na base da pirâmide, devem ser consumidos em maiores quantidades. Opte sempre por fontes mais saudáveis, como grãos, pães integrais e cereais.

2. Reguladores: Estão presentes logo acima dos carboidratos na pirâmide e são importantes para o funcionamento do organismo, além de prevenirem doenças. Fazem parte desse grupo as vitaminas e os minerais, presentes nas frutas e verduras. 

3. Construtores: O grupo acima dos reguladores são as fontes de proteína. Responsáveis pela força dos músculos, tecidos e ossos, são representados pelo leite e derivados, carne, ovos e legumes.


4. Energéticos extras: Estão no topo da pirâmide, ou seja, devem ter um consumo limitado porque, em excesso, fazem mal à saúde. Entre eles estão os óleos e as gorduras e os açúcares e doces. CUIDADO COM ELES!!! São muito calóricos e quando consumidos em excesso podem fazer mal à saúde..
Grupo das gorduras – óleos de soja,girassol, margarina, nata, frituras, salgadinhos..
Grupo dos açúcares e doces – açúcar, balas, chocolates, pirulitos, chicletes, refrigerantes, bolachas recheadas...

CIÊNCIAS: Sistema Digestório

Tudo o que comemos serve de energia para o nosso corpo. Os órgãos do sistema digestório propiciam a digestão do que ingerimos, permitindo que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo organismo.
É muito importante manter uma alimentação saudável e balanceada para que nosso organismo consiga repor a energia necessária para seu bom funcionamento.

Boca
Ao mastigarmos os alimentos permitimos sua diminuição e umidificação. A língua tem um importante papel: além de auxiliar na diminuição e diluição do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produção de saliva.

Faringe - Esôfago

Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e é direcionado para o esôfago. Lá, movimentos peristálticos permitem que o bolo seja direcionado ao estômago.

Estômago

No estômago, o suco gástrico – rico em ácido clorídrico, pepsina, lipase e renina – fragmenta e desnatura proteínas do bolo alimentar, atua sobre alguns lipídios, favorece a absorção de cálcio e ferro e mata bactérias. O bolo alimentar, após ser misturado ao suco gástrico, agora denominado de “quimo”, segue para o intestino delgado.

Intestino delgado

No intestino delgado, ocorre a absorção do que foi ingerido. Esse órgão é compartimentado em duodeno, jejuno e íleo, e o processo se inicia nessa primeira porção.
No duodeno há, também, o suco pancreático, que é lançado do pâncreas pelo canal de Wirsung.
A bile, produzida no fígado, quebra gorduras para que as lipases pancreáticas executem seu papel de forma mais eficiente.
A digestão encerra-se na segunda e terceira porção do intestino delgado pela ação do suco intestinal. Suas enzimas permitem que moléculas se reduzam a nutrientes e estes sejam absorvidos e lançados no sangue com o auxilio das vilosidades presentes no intestino. O alimento passa a ter aspecto aquoso, esbranquiçado e é chamado, agora, de “quilo”.

Intestino grosso

O quilo encaminha-se para o intestino grosso que absorve água e sais minerais e direciona a parte que não foi digerida do quilo para o reto a fim de que seja eliminada pelas fezes. Bactérias da flora intestinal permitem a produção de vitaminas, como a K e B12.

Adaptado de: ARAGUAIA, Mariana. "Sistema digestório"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-digestivo.htm. Acesso em 22 de março de 2020.

CIÊNCIAS: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL







TRABALHO DE ARTES

DATA DE ENTREGA: No retorno às aulas


1.    Realizar uma pesquisa sobre aspectos culturais que representam o Brasil.

2.    Confeccionar uma escultura utilizando a técnica da papietagem aprendida para dar estrutura a essa escultura.

3.    Usar materiais reciclados como base da escultura.

Papietagem


A papietagem é uma técnica que tem como objetivo fazer diversas colagens, deve-se ir colando pedaços pequenos de papéis uns sobre os outros criando assim várias camadas. Quando essas placas secam ou então adquirem o formato da base que se utilizou está pronto. Em geral isso exige de 7 a 10 camadas que precisam de um período de intervalo para que sequem.
Exemplos:







GEOGRAFIA: País, nação e território


País
É um território definido por limites, com uma população e um governo próprio (que junto com outras instituições compõem o Estado). As pessoas que vivem em um país podem ter diferentes origens, mas estão submetidas ao poder do Estado, que tem autoridade sobre o território.


Estado
Assim sendo, a soberania territorial é exercida pelo Estado brasileiro. Perceba que esse termo, com “E” maiúsculo, difere-se do estado (com “e” minúsculo), que é apenas uma unidade federativa ou uma província do país. O Estado é, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população. Dentre essas instituições, podemos citar as escolas, os hospitais públicos, os departamentos de política, o governo e muitas outras.
Exemplo: nós vivemos na UF de SÃO PAULO - no estado de São Paulo - e obedecemos às leis e regimentos principalmente da República Federativa do Brasil (Estado brasileiro).







Território
Podemos compreender TERRITÓRIO como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder. Em alguns casos, o território possui fronteiras fixas e muito bem delimitadas (a exemplo do território brasileiro); em outros, seus limites não são muito claros (como o território delimitado por algum grupo terrorista ou por um consórcio de grandes empresas).
O Brasil possui um amplo território se comparado ao de outros países, possui cerca de 8.515.759 quilômetros quadrados e está dividido em 27 Unidades da Federação (UF): 26 estados e o Distrito Federal.
O espaço delimitado como território brasileiro é reconhecido internacionalmente. O Brasil é soberano sobre o seu território, exercendo sobre ele a sua vontade, ou seja, os interesses de seus habitantes.


Nação
Nação significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de união entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.
Nem sempre uma nação equivale a um Estado, ou a um país ou, até mesmo, a um território, havendo, dessa forma, muitas nações sem território e sem uma soberania territorial constituída.


Exemplos:
* Espanha é um Estado multinacional, ou seja, com um grande número de nações vivendo em seu território. Existem os espanhóis, mas também existem os catalães, bascos, navarros e alguns outros.
* Curdos, conhecidos por ser a maior de todas as nações sem um Estado correspondente, de forma que seu povo habita vários países situados ao longo do Oriente Médio, no continente asiático.

TRABALHO DE HISTÓRIA


DATA DE ENTREGA: No retorno das aulas

* FAZER O RESUMO DA HISTÓRIA DE VIDA DE UMA MULHER DE DESTAQUE EM QUALQUER ÁREA DE ATUAÇÃO: CIÊNCIAS, ARTES, COMUNICAÇÃO, FILOSOFIA, BIOLOGIA, MEDICINA, COMPUTAÇÃO, DIREITOS HUMANOS ETC.

* PASSAR O TEXTO A LIMPO NA FOLHA PRÓPRIA, SEM ERROS E SEM RASURAS.

* ILUSTRAR (FAZER DESENHOS) OU COLAR IMAGENS PERTINENTES A MULHER ESCOLHIDA.

SERÃO CONSIDERADOS: APRESENTAÇÃO PARA A TURMA;  CAPRICHO E ORGANIZAÇÃO; PESQUISA E CRIATIVIDADE.

Abaixo apenas alguns dos exemplos:















HISTÓRIA: Povos Nômades e Povos Sedentários

Há cerca de 10 mil anos atrás, os seres humanos viviam em pequenos grupos de CAÇADORES-COLETORES que tinham um estilo de vida NÔMADE, ou seja, povos que mudavam-se constantemente a fim de buscar novas áreas para caça e coleta de alimentos diretamente da natureza.

Os nômades NÃO se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens. NÃO têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar.

A maioria dos antigos povos nômades tornaram-se SEDENTÁRIOS com a descoberta da agricultura. No entanto, ainda hoje subsistem sociedades nômades, como algumas tribos de tuaregues do Sahara.



Ou o povo San, no sul da África:


Com o domínio de técnicas agrícolas e a domesticação de alguns animais os seres humanos aprenderam a cultivar plantas como trigo, cevada, milho, mandioca e batata, e a domesticar ovelhas, cabras, cavalos, galinhas e bois. Também aprenderam a armazenar esses alimentos para os períodos de inverno ou seca.


Sendo assim, começaram a adotar o estilo de vida sedentário, constituindo residências fixas e construindo assim os primeiros vilarejos e cidades. Esse foi um processo lento e durante muitos séculos povos nômades conviveram com povos de vida sedentária.


Com a criação das primeiras cidades os seres humanos aprimoraram as técnicas de comércio de inicialmente com trocas entre produtos. Também aprimoraram as técnicas artesanais para confecção de produtos com couro de animais, cerâmica - potes, jarros, panelas etc.


Surgiram novas profissões como: fabricantes de tijolos e cerâmica, alfaiate, tecelão, joalheiro, escultor, soldado e sacerdote.


A maioria das cidades e vilarejos formadas nessa época ficava nas proximidades de grandes rios. Como o Rio Nilo, no Egito, os Rios Tigres e Eufrates na Mesopotâmia, o Rio Indo na Índia, e os Rios Amarelo e Azul, na China. Graças as técnicas de irrigação foi possível a esses povos a agricultura em larga escala.


Observe o mapa abaixo:

Conto de Mistério - Gabriel I.

  O VILÃO MASCARADO             Um dia na cidade de Mogi das Cruzes surgiu um caso misterioso, uma doença que causava coceira até rasgar a...