HISTÓRIA: Povos Nômades e Povos Sedentários

Há cerca de 10 mil anos atrás, os seres humanos viviam em pequenos grupos de CAÇADORES-COLETORES que tinham um estilo de vida NÔMADE, ou seja, povos que mudavam-se constantemente a fim de buscar novas áreas para caça e coleta de alimentos diretamente da natureza.

Os nômades NÃO se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens. NÃO têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar.

A maioria dos antigos povos nômades tornaram-se SEDENTÁRIOS com a descoberta da agricultura. No entanto, ainda hoje subsistem sociedades nômades, como algumas tribos de tuaregues do Sahara.



Ou o povo San, no sul da África:


Com o domínio de técnicas agrícolas e a domesticação de alguns animais os seres humanos aprenderam a cultivar plantas como trigo, cevada, milho, mandioca e batata, e a domesticar ovelhas, cabras, cavalos, galinhas e bois. Também aprenderam a armazenar esses alimentos para os períodos de inverno ou seca.


Sendo assim, começaram a adotar o estilo de vida sedentário, constituindo residências fixas e construindo assim os primeiros vilarejos e cidades. Esse foi um processo lento e durante muitos séculos povos nômades conviveram com povos de vida sedentária.


Com a criação das primeiras cidades os seres humanos aprimoraram as técnicas de comércio de inicialmente com trocas entre produtos. Também aprimoraram as técnicas artesanais para confecção de produtos com couro de animais, cerâmica - potes, jarros, panelas etc.


Surgiram novas profissões como: fabricantes de tijolos e cerâmica, alfaiate, tecelão, joalheiro, escultor, soldado e sacerdote.


A maioria das cidades e vilarejos formadas nessa época ficava nas proximidades de grandes rios. Como o Rio Nilo, no Egito, os Rios Tigres e Eufrates na Mesopotâmia, o Rio Indo na Índia, e os Rios Amarelo e Azul, na China. Graças as técnicas de irrigação foi possível a esses povos a agricultura em larga escala.


Observe o mapa abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto de Mistério - Gabriel I.

  O VILÃO MASCARADO             Um dia na cidade de Mogi das Cruzes surgiu um caso misterioso, uma doença que causava coceira até rasgar a...