CIÊNCIAS: Pirâmide Alimentar

Hambúrguer, batata frita, docinhos, bolachas recheadas, sorvete, refrigerantes e mais um monte de coisas gostosas. Será que nosso organismo realmente precisa de tudo isso? 

E será que nosso organismo foi feito para consumir tudo isso?

Observe a pirâmide abaixo e veja o que devemos realmente consumir diariamente para ter boa saúde.

E é importante saber que uma porção é um punho cerrado ou uma mão cheia.
Uma laranja, uma maçã, contam como uma porção. E cuidado com o suco de frutas: se colocar açúcar conta dobrado, porque as frutas já possuem um tipo de açúcar  conhecido como FRUTOSE.

Os alimentos presentes na pirâmide são divididos em quatro grupos.
Eles nos ajudam a entender melhor como funciona a escolha das porções na hora de montar o prato:

1. Energéticos: São os carboidratos, principais fontes de energia do corpo. Como estão na base da pirâmide, devem ser consumidos em maiores quantidades. Opte sempre por fontes mais saudáveis, como grãos, pães integrais e cereais.

2. Reguladores: Estão presentes logo acima dos carboidratos na pirâmide e são importantes para o funcionamento do organismo, além de prevenirem doenças. Fazem parte desse grupo as vitaminas e os minerais, presentes nas frutas e verduras. 

3. Construtores: O grupo acima dos reguladores são as fontes de proteína. Responsáveis pela força dos músculos, tecidos e ossos, são representados pelo leite e derivados, carne, ovos e legumes.


4. Energéticos extras: Estão no topo da pirâmide, ou seja, devem ter um consumo limitado porque, em excesso, fazem mal à saúde. Entre eles estão os óleos e as gorduras e os açúcares e doces. CUIDADO COM ELES!!! São muito calóricos e quando consumidos em excesso podem fazer mal à saúde..
Grupo das gorduras – óleos de soja,girassol, margarina, nata, frituras, salgadinhos..
Grupo dos açúcares e doces – açúcar, balas, chocolates, pirulitos, chicletes, refrigerantes, bolachas recheadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto de Mistério - Gabriel I.

  O VILÃO MASCARADO             Um dia na cidade de Mogi das Cruzes surgiu um caso misterioso, uma doença que causava coceira até rasgar a...